30 de set. de 2013 | By: Fabrício

Zâmbia e o seu ambicioso programa espacial

"Vamos à Marte! Com uma astronauta, dois gatos e um missionário."
Assim, diz o recorte de jornal que dá conta do ambicioso programa espacial zambiano, nos anos 60.

Na década de 1960 houve um projeto de converter a República de Zâmbia na máxima potência espacial, à frente dos Estados Unidos e da União Soviética. Para isso foi criado um improvisado centro de treinamento de astronautas, com um ambicioso - segundo o seu diretor Edward Makuka Nkoloso - programa espacial.


Durante a celebração de independência de Zâmbia, um homem abordou o repórter da revista Times que estava cobrindo as comemorações.


O autoproclamado diretor da Agência Espacial Zambiana, Edward Makuka Nkoloso mostra ao jornalista o seu projeto de enviar 12 homens, uma garota de 17 anos e 2 gatos à Marte.


Edward Makuka, professor de ciências de uma escola primária conta ao surpreso repórter estadunidense, com queria enviar um foguete de alumínio com um sistema denominado "Mukwa", baseado em um sistema de catapulta.

Em plena corrida espacial dentro do contexto da Guerra Fria entre os Estados Unidos e da União Soviética o fundador da Z.N.A.S.S.R.P. (Zambia National Academy os Science, Space Research and Philosophy) queria ser o primeiro a chegar não só na Lua, mas sim, ir além e conquistar Marte.

Solicitou apoio econômico ao governo de Zâmbia, no qual, lhe foi negado. recorre então à UNESCO e escreve uma carta que é publicada em um jornal, onde pede 7 milhões de libras zambianas.

Durante o programa espacial os sofridos astronautas se estabeleceram em uma base "secreta" próximo de Lusaka, a capital zambiana, equipados somente com um capacete do exército britânico.


Se revesavam para serem empurrados ribanceira abaixo dentro de tonéis de óleo. Segundo Nkoloso, com esse duríssimo treinamento, se conseguia ter a sensação de falta de gravidade das viagens espaciais. Além disso, durante um tempo Nkoloso acreditou ver com seu telescópio do seu centro espacial, que Marte estava povoada por nativos primitivos. Por isso acrescentou missionários à equipe de astronautas africanos, com a ordem  de não forçar os marcianos a se converterem ao cristianismo.

Apesar do financiamento por parte da UNESCO para seu programa espacial nunca ter chegado, isso não desanimou Nkoloso, que solicitou ainda ao recente governo de seu país (recém independente, já que antes era colônia britânica), a detenção de espiões russos e estadunidenses, por pretenderem roubar os seus "segredos espaciais".

Ao fim, os seus planos fracassaram, já que a jovem astronauta Matha Mwambwa, ficou grávida e foi resgatada por seus pais. O resto da equipe espacial também abandonou o projeto. Anos depois Nkoloso se candidatou para prefeito de Lusaka mas não foi eleito. Ele queria converter a cidade em uma nova Paris ou Nova York .

Apesar de tudo, Edward Makuka Nkoloso nunca abandonou o seu sonho de conquistar o espaço.

Neste arquivo em vídeo, é mostrada a "base secreta'' do programa espacial de Zâmbia e os astronautas sendo submetidos a um rigoroso treinamento: 

0 comentários:

Postar um comentário