19 de set. de 2013 | By: Fabrício

Guerrilha do Araguaia (1967-1975)

Círculo no mapa mostra região da Guerrilha do Araguaia

A Guerrilha do Araguaia foi um agrupamento de militantes contrários à ditadura militar que acreditavam que a revolução socialista só teria sucesso se acontecesse no interior rural do Brasil.

Os militantes, na maioria membros do PCdoB, escolheram a região no sul do Pará, nas divisas entre o Maranhão e Tocantins. A área, de aproximadamente 7.000 km², foi palco de treinamentos e ações dos militantes, que pegaram em armas e criaram um esquema paramilitar para realizar suas operações. Entre 1972 e 1975, a Guerrilha do Araguaia foi alvo de uma grande ação do exército, que queriam reprimir e acabar com o movimento.

Durante as ações militares, os agentes de repressão da ditadura teriam cometido graves violações aos direitos humanos, como prisões ilegais e execuções de guerrilheiros e moradores locais, condenados como “colaboradores”.

Os militares são acusados de sessões de tortura, como estupros e mutilações, além de desaparecimento forçado de diversos militantes.

Estima-se que pelo menos 70 dos desaparecidos políticos no Brasil tenham sido mortos por militares durante as ações de repressão no Araguaia. Entre os que sobreviveram depois da ação militar, está o deputado federal José Genoino, que foi detido em 1972.


SAIBA MAIS:

Reportagem aponta uso de napalm pelo Exército contra Guerrilha do Araguaia:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/05/relatorio-aponta-uso-de-napalm-pelo-exercito-contra-guerrilha-do-araguaia.html

Monografia destaca o papel das mulheres na Guerrilha do Araguaia:
http://www.gedm.ifcs.ufrj.br/upload/textos/20.pdf

Tese aborda a Guerrilha do Araguaia:
http://www.obed.ufpa.br/pdfs/dissertacao_guerrilha_do_araguaia.pdf

Assista ao documentário - Camponeses do Araguaia: a guerrilha vista por dentro.




Assista ao filme - Araguaya: Conspiração do Silêncio
Direção: Ronaldo Duque
Ano: 2004

0 comentários:

Postar um comentário