17 de set. de 2013 | By: Fabrício

Homo Sapiens 1900 - Eugenia

A utilização de vídeos como recurso didático, nas mais diversas disciplinas, pode ser de grande valia, pois estes podem instigar, motivar, compor cenários desconhecidos e permitir diversos tipos de abordagens. Considerando tal aspecto, e também o de que a Biologia, como ciência que estuda a vida, tem grande responsabilidade no que se diz respeito à ética, proponho neste texto a projeção do documentário “Homo sapiens 1900”. 

Tal produção, do diretor Peter Cohen, da Suécia, estreado em 1998, aborda os ideais eugênicos, a busca pela limpeza racial e a construção de uma raça superior defendidos, principalmente, no início do século vinte, sobre os contextos europeu, norte-americano e soviético. Devemos pontuar aqui que a ciência da eugenia, desenvolvida por Francis Galton, foi criada sob a influência da leitura do livro “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin; acreditando que as capacidades humanas eram basicamente influenciadas pela hereditariedade, e não pela educação. 

Utilizando-se de imagens surpreendentes, muitas destas inéditas, o documentário enfoca este comportamento racista sendo reforçado sob um argumento de que a ciência estava a favor de tais preceitos. Propondo uma seleção mais eficiente e rápida que a seleção natural, a fim de aperfeiçoar a sociedade, medidas como incentivos financeiros a casais favoráveis e, ao mesmo tempo, programas de esterilização e eutanásia, eram consideradas. 

Tais abordagens podem ser trabalhadas com alunos de Ensino Médio pelo professor de Biologia, juntamente com o de História e, quem sabe, o de Geografia. Após a exibição do filme, e contextualizando tal momento histórico, podem ser debatidos questionamentos como os listados abaixo e aqueles que os educadores acharem pertinentes:

- O que Charles Darwin disse em sua principal obra realmente correspondia ao que Cohen interpretou?

- A purificação racial é eticamente aceitável?

- Qual o impacto da utilização de teorias científicas para embasar políticas públicas e influenciar o comportamento da sociedade? 

- Quais os problemas relacionados à diminuição da variabilidade genética nas populações?

Direção: Peter Cohen
Duração: 85 min.
Ano: 1998
País: Suécia

0 comentários:

Postar um comentário