1 de mai. de 2013 | By: Fabrício

As referências históricas por trás das letras do Iron Maiden


Estava recentemente em meu trabalho, quando alguns de meus colegas começaram a execrar o Heavy Metal, mais especificamente o Iron Maiden, fazendo uma alusão de suas capas de CD’s – na qual sempre aparece o mascote da banda que é um morto-vivo, chamado Eddie – com coisas demoníacas.

NÃO JULGUE UM CD PELA CAPA! Foi isso que me levou a discordar e a destacar algumas das referências históricas por trás das letras do Iron Maiden. 

A banda britânica Iron Maiden, foi fundada pelo baixista Steve Harris em 1975. Foi a principal representante do movimento conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). O próprio nome da banda já remete a fatos históricos: Iron Maiden era um instrumento de tortura da Idade Média. Basicamente, o sujeito que tirava a “sorte grande” de utilizar o equipamento, entrava em uma espécie de sarcófago com espetos por dentro, e quando a porta era fechada, esses espetos lhe perfuravam o corpo, mas não atingiam pontos vitais, para o indivíduo sofrer por vários dias até morrer de fato. Isso era o Iron Maiden.


A inspiração pelos temas históricos nas letras se deve principalmente pelo fato de Steve Harris ser um estudioso sobre assuntos históricos e o vocalista Bruce Dickinson ter inclusive formação superior em História.

Veja a ligação de algumas músicas do Iron Maiden com temas históricos:

  • The Trooper - A música fala sobre um combatente da cavalaria inglesa que desafia um inimigo russo para a batalha. A letra é inspirada diretamente na Batalha de Balaclava.
  • Aces High - A música conta a história de um piloto da R.A.F. que trava um duelo entre caças contra um piloto nazista da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Hallowed Be Thy Name - Retrata um condenado preso que está a caminho da morte numa forca. Fato comum na época medieval.
  • Powerslave - Fala sobre a escravidão no Egito Antigo.
  • Genghis Khan - Homenageia um Guerreiro Mongol.
  • Invadiers - Comenta as invasões dos guerreiros nórdicos às Ilhas Britânicas.
  • The Duellists - Relata um duelo entre cavaleiros na Idade Média.
  • Quest for fire - As letras do Maiden relatam até mesmo a Pré-História com essa música, que retrata a busca dos homens da caverna pelo precioso fogo.
  • Alexander The Great - Comenta a saga de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia que conquistou o Mundo Antigo. 
  • Mother Russia - Fala sobre o Império Russo e seus Czares.
  • Flight Of Icarus - A letra fala sobre a lenda de Ícaro, personagem da mitologia grega.

Diante de tudo isso, é que o Iron Maiden é uma das minhas bandas favoritas. E ao contrário do que muitas pessoas dizem, não é música do demônio. É preciso acabar com esse tipo de estereótipo. Há muita cultura presente em suas letras. Afinal, ninguém precisa gostar do que ou de quem quer que seja - ou mesmo a aderir. Basta apenas respeitar.

Por isso antes de falar qualquer coisa, tenha certeza do que você vai falar é mais relevante que o silêncio.

Vídeo da música Alexander The Great :

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto. Eu falo que Steve Harris não é um dos letristas mais originais do mundo da música. Mas, com certeza ele é um dos mais cultos, senão o mais culto.

Unknown disse...

Perfeito. E historia pura.

Unknown disse...

Excelente texto!
Eu ainda acrescentaria For the greater good of God, que é uma crítica às Guerras de Santas.

Postar um comentário