9 de mai. de 2013 | By: Fabrício

A História Inconveniente do Brasil (2000)

Documentário produzido pela BBC de Londres. 

O Brasil foi o último país a abolir a escravidão, em 1888. A História Inconveniente do Brasil conta a abolição oficial da escravatura e dos diversos reinos africanos que capturavam e vendiam escravos aos traficantes, bem como era a vida aviltante destas pessoas que eram consideradas não seres humanos, mas sim meras mercadorias e como o Brasil foi um dos grandes destinos dessa população, uma vez que o contingente de escravos que atravessavam o Atlântico e que tinha o Brasil como destino, chegou à 40% de todo o tráfico.

O documentário tem depoimentos de historiadores e antropólogos, brasileiros e internacionais, e de outras pessoas que contam os efeitos de séculos de escravidão no Brasil de hoje. É um importante documento sobre a história dos negros, história africana e estudos latino-americanos.

DIREÇÃO: Phil Grabsky



Interessante o documentário, vale a pena. Mas com olhos atentos. Realmente percebe-se vieses de quem olha de fora. Historiadores e sociólogos brasileiros há muito falam da escravidão no Brasil sem querer esconder verdades, como se dá a entender no documentário. Penso que é justamente o sistema econômico importado do primeiro mundo que discrimina e mantêm as desigualdades históricas ao mesmo tempo que mantêm um sistema de controle e exploração. Todavia, não apenas nos negros, mas de brancos e de todos os outros economicamente desfavorecidos.

A Inglaterra olhou para o Brasil no século XIX da mesma forma que olha para a África hoje. Como mercado potencial. Como se diz ao final do documentário "a exploração continua, mas sob uma forma muito mais sofisticada."

0 comentários:

Postar um comentário