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"O problema das revoluções é que sem os exaltados não é possível fazê-las e com eles é impossível governar."

Joaquim Nabuco, diplomata brasileiro (1849-1910).

CHARGE DO MÊS

A Operação Condor (Plano Condor) é o nome do conhecido plano de coordenação de operações entre as cúpulas dos governos ditatoriais do Cone Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), juntamente com a CIA (EUA), ocorrida nas décadas de 1970 e 1980. Esta coordenação se traduziu na perseguição, vigilância, prisão, interrogatórios (com tortura física e psicológica), deportação para países e desaparecimento e morte de pessoas consideradas "subversivas" e contrárias ao pensamento político e ideológico compatível com os governos militares destes países. O Plano Condor se constituiu ainda numa organização internacional clandestina para a prática do terrorismo de Estado, que pôs em prática o desaparecimento e assassinato de dezenas de milhares de opositores dessas ditaduras, a maioria pertencente a movimentos políticos de esquerda.

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ARTE DO MÊS


A Redenção de Cam é uma pintura a óleo sobre tela realizada pelo pintor espanhol Modesto Brocos em 1895.

A obra aborda as teorias raciais do fim do século XIX e o fenômeno da busca do "embranquecimento" gradual das gerações de uma mesma família por meio da miscigenação. A obra encontra-se conservada no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.

O título é uma referência ao episódio bíblico da maldição lançada por Noé sobre seu filho, Cam, e todos os seus descendentes, conforme relatado no livro do Gênesis. Punindo Cam por zombar de sua nudez e embriaguez, Noé profetizou que o mesmo seria "o último dos escravos de seus irmãos". Os descendentes de Cam seriam os povos de pele escura de algumas regiões da África, além das tribos que habitavam a Palestina antes dos hebreus, serviu por muito como argumento de ideólogos e mercadores para validar, durante o período colonial e ao longo do império, o tráfico de escravos africanos para o Brasil. O pecado de Cam seria, assim, o evento fundador de uma situação imutável e a justa punição divina de todo um povo.

Na obra de Modesto Brocos, em frente a uma pobre habitação, três gerações de uma mesma família são retratadas. A avó, negra, a mãe, mulata, e a criança, fenotipicamente branca. A matriarca, com semblante emocionado, ergue as mãos aos céus, em gesto de agradecimento pela "redenção": o nascimento do neto branco, que será poupado das agruras e das memórias do passado escravocrata.

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