16 de abr. de 2013 | By: Fabrício

A política brasileira


Não aguento mais acompanhar os noticiários de nosso país e me deparar cotidianamente com manchetes que se repetem. Notícias estas que tratam de corrupção, nepotismo e impunidade.

Parece que nós brasileiros nos acostumamos com esse tipo de noticiário tornando-se banal para nós, uma vez que, não há punição para os que a cometem, visto que nossos políticos em sua grande maioria são antiéticos. Aliás, para aqueles que desejam entrar na política esse é um pré-requisito básico, SER ANTIÉTICO, já que a política é feita de interesses, e são esses interesses que fazem com que grande parte de nossos legisladores (seja na esfera federal, estadual ou municipal) hajam de costas para a sociedade que os elegeram. Quer prova mais contundente desses interesses do que a promiscuidade política que há em época de eleição entre os partidos políticos brasileiros na busca por apoio político em troca de promessas de ministérios e/ou no comando de alguma agência reguladora?

Mas e quanto a MORAL? Nossos legisladores possuem? Creio que sim, mas a moral que eles pregam não é em nome de nossa sociedade, mas sim de caráter privado, ou seja, o comportamento moral de grande parte de nossos políticos é oposta ao bem comum. Esta forma de fazer política faz parte de nossa história desde os primórdios de nossa colonização e parece estar tão enraizado que se tornou difícil mudar essa forma de agir.

O âmago de toda essa questão está no fato de haver muita impunidade em nosso país quando se trata de crimes políticos. Se pegarmos as regiões norte e nordeste do Brasil, veremos que há inúmeras oligarquias composta por políticos que controlam municípios e até mesmo que comandam um determinado estado de nossa federação. Como se não bastasse tal fato, é comum vermos políticos acusados pela justiça de corrupção, lavagem de dinheiro e pedofilia sendo eleitos. Até quando vamos tolerar isso? Até quando vamos suportar isso?

A carga tributaria que existe em nosso país é uma das maiores do mundo. Mas o grande problema é que nós, enquanto sociedade, não vemos o retorno dessa carga tributária extremamente elevada, pois, a saúde, a segurança e a educação continuam em estado de abandono, sem infraestrutura e funcionários ganhando péssimos salários.

Muitos dirão: “É melhor viver na ignorância e ser feliz, do que ser um cidadão consciente e frustrado”. Eu discordo. Enquanto não pararmos de olhar para o próprio umbigo (visto que nossa sociedade capitalista nos tornou cada vez mais individualistas), os que estão à frente no poder continuarão a perpetuar essa política fatídica.

Não dá mais para suportar tanta injustiça e tanta política indecorosa na vida dos brasileiros. Se não nos mobilizarmos, temo que daqui a cem ou duzentos anos, textos como este continuarão a ser produzidos, como uma voz solitária em uma sociedade conturbada e impregnada de legisladores inescrupulosos.

0 comentários:

Postar um comentário