3 de abr. de 2013 | By: Fabrício

Arquivo Público de SP Divulga na Internet Parte do Acervo do DEOPS


O Arquivo Público de São Paulo divulgou pela internet (no dia 1º de abril) parte do acervo produzido pelo DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social), órgão que funcionou de 1924 a 1983 e que foi criado para controlar movimentos políticos contrários aos governos federais do período. Foram divulgados 274.105 fichas e 12.874 prontuários.

O DOPS paulista foi uma das principais centrais da repressão da Ditadura Militar (1964-1985), de onde o governo controlava e reprimia movimentos políticos contrários ao regime. O local foi palco de torturas e mortes.

Embora seja expressiva a quantidade de material disponibilizado online, isso corresponde a 10% de todo o acervo. O material publicado online facilita o acesso do cidadão à documentação do Estado - das fichas publicadas, boa parte é nominal, ou seja, fichas pessoais -, e ao mesmo tempo abre uma fonte de pesquisa a estudiosos, jornalistas e público em geral. Até agora, era preciso ir pessoalmente ao Arquivo do estado, no centro paulistano, para consultar esses documentos. Entre os milhares de fichados, há muitas personalidades.

Segundo o governo estadual, a  intenção é criar uma fonte de pesquisa sobre a história do país. O acervo pode ser pesquisado no site do Arquivo Público.

0 comentários:

Postar um comentário