8 de jul. de 2013 | By: Fabrício

A Guerra Que Você Não Vê (The War You Don't See)


A Guerra Que Não Se Vê  (The War You Don't See)  é um documentário produzido por John Pilger e , um experiente repórter de guerra, que possui muito conhecimento para, com personalidade, expor os acontecimentos do que acontece no mundo, nos bastidores das guerras e o que normalmente não vemos.

Pilger trabalhou como correspondente de guerra em vários conflitos, como na Guerra do Vietnã, no Camboja, no Egito, na Índia, no Bangladesh e em Biafra. Possui dezenas de documentários e diversos livros. 

O documentário mostra como funciona a manipulação televisiva nos grandes países imperialistas, assim como na mídia no mundo em geral, já que seguem os mesmos padrões. Mostra como a imprensa trabalha vinculada a interesses militares e políticos desde a época da primeira guerra mundial, até os dias de hoje. Destaca a invasão dos Estados Unidos ao Iraque, a grande farsa que foi tudo aquilo, e como a mídia teve papel fundamental para o apoio popular à invasão. Com entrevistas de diversas pessoas que fizeram parte da armação, Pilger demostra como os meios de comunicação fazem de palhaço aos telespectadores.

Ressalta ainda cenas fortes das guerras, revelando muitas coisas que jamais foram vistas na televisão, ao mesmo tempo, demostra como a mídia mascara aos fatos reais e manipula a população para que as guerras sejam tratadas como normais. Com destaque para as atrocidades cometidas no Iraque, o documentário apresenta cenas chocantes e revoltantes da guerra que matou mais de 1 milhão de civis.  Além de lembrar a grande farsa que foi a Invasão e a grande mentira contada para o mundo sobre as armas químicas e biológicas do Iraque.

O filme revela, entre outras coisas, que desde a I Guerra Mundial o número de civis mortos vem crescendo assustadoramente. Mostra ainda que, mesmo nenhuma nação oferecendo riscos aos Estados Unidos, eles continuam prontos para guerrear. Afinal, fazer dinheiro é o único objetivo das guerras.

Mostra que a vida humana não vale nada, para aqueles que dominam o mundo, a ganância de dinheiro e poder simplesmente transforma a vida humana em algo absolutamente irrelevante, milhões de pessoas são assassinadas e os grupos que mandam no mundo manipulam a todos os demais através de mentiras contadas diariamente na televisão, para que todo mundo fique acomodado. 

TÍTULO ORIGINAL: The War You Don't See (2010)
DIREÇÃO: Alan Rowery e John Pilger
PAÍS: Inglaterra

0 comentários:

Postar um comentário