Já assisti
inúmeros documentários sobre o 11 de setembro de 2001, quando ocorreu o ataque
terrorista às torres gêmeas do World Trade Center de Nova York e ao Pentágono
em Washington. Essa produção em especial traçará um paralelo entre o 11 de
setembro dos EUA, com o 11 de setembro de 1973 no Chile, fazendo assim, duras
críticas ao governo estadunidense ao mostrar que eles não são tão vítimas como
se julgam, mas sim que apoiaram a instalação de ditaduras em toda a América
Latina e em especial (como destaca o vídeo), a do Chile.
Blog destinado a todos que gostam e possui interesse por História.
QUEM SOU EU?
- Fabrício
- Sou apenas um cidadão inconformado com o mundo em que vivemos. E que busca levar conhecimento às pessoas.
SOBRE O BLOG
Surgiu da necessidade de divulgar informações e oferecer materiais para amigos e alunos terem acesso a um conteúdo diversificado e mais abrangente sobre História. Além de servir como ferramenta, na qual posso expor minhas opiniões.
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FRASE DO MÊS
"O problema das revoluções é que sem os exaltados não é possível fazê-las e com eles é impossível governar."
Joaquim Nabuco, diplomata brasileiro (1849-1910).
CHARGE DO MÊS
A Operação Condor (Plano Condor) é o nome do conhecido plano de coordenação de operações entre as cúpulas dos governos ditatoriais do Cone Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), juntamente com a CIA (EUA), ocorrida nas décadas de 1970 e 1980. Esta coordenação se traduziu na perseguição, vigilância, prisão, interrogatórios (com tortura física e psicológica), deportação para países e desaparecimento e morte de pessoas consideradas "subversivas" e contrárias ao pensamento político e ideológico compatível com os governos militares destes países. O Plano Condor se constituiu ainda numa organização internacional clandestina para a prática do terrorismo de Estado, que pôs em prática o desaparecimento e assassinato de dezenas de milhares de opositores dessas ditaduras, a maioria pertencente a movimentos políticos de esquerda.
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ARTE DO MÊS
A Redenção de Cam é uma pintura a óleo sobre tela realizada pelo pintor espanhol Modesto Brocos em 1895.
A obra aborda as teorias raciais do fim do século XIX e o fenômeno da busca do "embranquecimento" gradual das gerações de uma mesma família por meio da miscigenação. A obra encontra-se conservada no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
O título é uma referência ao episódio bíblico da maldição lançada por Noé sobre seu filho, Cam, e todos os seus descendentes, conforme relatado no livro do Gênesis. Punindo Cam por zombar de sua nudez e embriaguez, Noé profetizou que o mesmo seria "o último dos escravos de seus irmãos". Os descendentes de Cam seriam os povos de pele escura de algumas regiões da África, além das tribos que habitavam a Palestina antes dos hebreus, serviu por muito como argumento de ideólogos e mercadores para validar, durante o período colonial e ao longo do império, o tráfico de escravos africanos para o Brasil. O pecado de Cam seria, assim, o evento fundador de uma situação imutável e a justa punição divina de todo um povo.
Na obra de Modesto Brocos, em frente a uma pobre habitação, três gerações de uma mesma família são retratadas. A avó, negra, a mãe, mulata, e a criança, fenotipicamente branca. A matriarca, com semblante emocionado, ergue as mãos aos céus, em gesto de agradecimento pela "redenção": o nascimento do neto branco, que será poupado das agruras e das memórias do passado escravocrata.
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